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O alongamento é fundamental e deve ser feito antes do início de qualquer atividade física. Alongar previne estiramentos e outras lesões musculares, evita dores e deixa o corpo mais propenso à prática dos movimentos que os exercícios exigem.

Quando se realiza uma atividade física muito puxada ou se está retornando à prática depois de um tempo parado devido a alguma contusão, o alongamento deve ser feito também depois de encerrada a sessão de exercícios.

Além de alongar, é preciso ainda aquecer o corpo antes das atividades. E o aquecimento, como o próprio nome já diz, serve para elevar a temperatura do corpo, aumentando assim a capacidade de contração que vai ser exigida dos músculos numa atividade aeróbica(corrida, caminhada,ciclismo) ou anaeróbica(musculação). Segundo mostram estudos de especialistas em Educação Física, para cada grau de temperatura a mais no corpo, o metabolismo das células aumenta em 13% a liberação de oxigênio do sangue para os músculos.

Lembre-se que o conceito de que um bom resultado na prática de atividade física significa sentir "dores" no corpo após a sessão ou "malhar" até a exaustão, está completamente ultrapassado. Boa atividade física, é aquela onde utilizamos a potencialidade do nosso organismo, sem, contudo lesionar o corpo ou gerar fadiga excessiva. E para isso, é fundamental aquecer e alongar os músculos antes de começarmos a "trabalhar" nossa "máquina".
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